Dia da Independência de Portugal/ Independence day of Portugal

16:00:00 Catarina Ferreira 0 Comments


A minha tentativa de desenhar um cravo.../Me, Trying to draw a carnation...
 
1º.Versão Portuguesa                                                                                   2nd English Version

Queridos Leitores/ Dear Readers,

Versão Portuguesa


 Hoje é o 43º. Aniversário da independência de Portugal, ou como ficou conhecida, a Revolução dos Cravos. Esse grande facto mudou a vida de todas os portugueses. Incluindo a dos meus pais que estavam quase para se casar. Contam-me sempre histórias sobre quão mau se viveu na infância deles e como as coisas mudaram tanto e em tão pouco tempo porque nós agora somos pessoas livres.

Sim, livres…livres de pensar, de falar e de fazer.

Por causa disso, hoje eu estou grata.
Grata pela coragem dos Capitães de Abril, grata a todos os meus antepassados que lutaram pela minha liberdade, grata a todos os que fizeram de Portugal um lugar melhor. Grata pelas possibilidades que tenho e as escolhas que posso fazer por causa de um pormenor: eu vivo num país livre.

Se Portugal continuasse numa ditadura, jamais teria a educação que tive, jamais teria as possibilidades das escolhas que posso fazer na minha própria vida. Provavelmente, estaria a trabalhar desde os 12 anos porque isso é que era o normal e a fazer algo que não gosto. Não poderia ler livros nem lutar para tornar-me uma autora, porque isso era para os ricos. O facto de ser mulher também seria um entrave. Teria outras responsabilidades e se tivesse a possibilidade de publicar um livro teria de ser com o nome de um homem.

Por causa destes privilégios, hoje, estou grata e espero conseguir fazer jus à minha liberdade.

English Version

 

Today is the 43rd anniversary of the independency of Portugal, or how it was known, the Carnations Revolution.  That big fact change all of the Portuguese citizens lives. Including my parents who were about to get married. They always tell the story of how bad it was back in their childhood and how things got so different in a few years just because we were a free people.
 
Yes, freedom…freedom to think, to speak
 
Because of that today I am grateful.
I am grateful for the courageous of the April Captains (a term for the militaries who participate on the overthrow), grateful to my ancestries who fought for my freedom, grateful to whom did Portugal a better place to live. Grateful for the possibilities that I have and the choices that I can make because of one little thing: I live in a free country.
 
If Portugal would still be in a dictatorship, I would never have the education that I have; I would never be able to have the possibilities of choices that I have. In fact, I would be working since my 12 years because that was usual and doing something that I wouldn’t like. I wouldn’t be able to read books or to fight to become an author because those things were for the rich people. The fact that I am a woman would also be an obstacle. I would have other responsibilities and if I could have the possibility of publishing a book, it would be under a men’s name.
 
So, because of these privileges, today, I’m grateful and I hope I can do things right with my freedom.
 
XOX,
- Catarina Ferreira

0 comentários: